sábado, 7 de novembro de 2015

Adorável Caramelo


 

 

 
É o nome dele. Não sei quem escolheu, mas não poderia ter escolhido nome mais apropriado, seja pela cor, seja pela doçura. Uma graça de cãozinho! Impossível não se apaixonar e não se emocionar com a personalidade incrível deste charmoso vira-lata! Todos na redondeza o conhecem. Foi crescendo solto na vida, aprendendo a se virar de todo o jeito, mas com um notável senso de humor. Sem dúvida que os animais têm muito que ensinar aos humanos, é coisa que podemos perceber mais nos cães e gatos porque estão mais próximos de nós. Se observássemos com mais atenção seu comportamento, certamente aprenderíamos muito da vida!

Entretanto, há cães e cães. Há os estressados, os aflitos e nervosos. Estes infelizmente aprenderam e captaram “ipsis littteris” as emoções negativas de seus donos, de tanto que amam os angustiados humanos. Que dó! E não é raro ouvir de pessoas que deixam de viajar para não fazer sofrer seus adoráveis animais, pois cães e donos padecem da mais dolorosa angústia de separação. Até minha irmã sai de casa meio abatida por não conseguir encarar os olhos de seu Bichinho. Este é o nome do seu gato, um bichano que faz tudo o que mostram no youtube, até abrir a torneira do lavatório para ficar tomando água. Sabe abrir, mas não sabe fechar. Um amor!

Bom, voltando aos cães, mais especificamente ao Caramelo. Caramelo é assim, bonitinho, doce, mas é esperto, não se apega! Educadíssimo, cumprimenta a todos, abanando o rabinho ou com meigos latidos. Depois volta para seu canto, onde brinca de perseguir sua sombra ou simplesmente toma conta de um pedacinho de pau, como se aquilo fosse um tesouro! É seu, ninguém tasca!. Caramelo nunca vai atrás de ninguém, puxando o saco de quem lhe dá atenção. Ele é o dono do mundo!

Destemido, briga com os maiores sem nenhum problema. Leva safanão, mordidas, sai ganindo, e logo já está refeito, como se nada tivesse acontecido. Não fica ruminando mágoa. Deve ser por isso que conquista tanta gente. Não importa se vai perder a briga, enfrenta. O importante é lutar e nem sempre vencer. O Caramelo dorme num bar, cujo dono se enamorou do cachorrinho, servindo-lhe até uma comidinha de café da manhã. Caramelo já sabe de sua rotina, conhece a casa que o acolhe, embora às vezes, errante e livre, ele durma por aí.

De manhã, ele sai e transita por vários pontos. Minha prima fez amizade com ele e se encantou. Queria levar o Caramelo para sua casa, talvez ele pudesse ensinar seu jeito desapegado de ser para dois cães angustiados que moram lá. Depois ela desistiu, ficou com pena, vai que o Caramelo perde sua independência ... Ela sai do serviço e já compra um salgadinho para o cãozinho. Interesseiro, Caramelo já sabe, vai com ela até à lanchonete. Às vezes tem que brigar com outros cães que tentam tirar uma casquinha. Dá gosto de ver o cãozinho não abrir mão do que é dele.

Minha homenagem a este cãozinho encantador, que me ensina a ser menos estressada, mais despojada, menos dependente de elogios, mais errante e livre como ele. Adorável Caramelo, meu tipo inesquecível!   

Um comentário: