domingo, 14 de fevereiro de 2016

Ondas gravitacionais: assim caminha a humanidade





            Nesta semana explodiu uma notícia tipo bomba falando sobre ondas gravitacionais, teoria já conhecida e formulada por Einstein há cem anos e só agora comprovada, se é que este pode ser o termo correto, pois na verdade tais ondas só agora foram detectadas deixando a comunidade científica em polvorosa. É lógico que eu, como milhares de leigos, não entendemos nadica de nada. A coisa é complicada mesmo, pois envolve dois buracos negros que se convergiram em um só, envolve massas que se deslocam pelo espaço em movimento acelerado e que provocam ondas que são detectáveis em princípio pelo seu efeito na compressão e dilatação de objetos físicos. Copiei esta frase inteira do que li porque não saberia repeti-la.
Enfim, a partir do momento em que os cientistas ouviram um som que seria o barulho de fenômenos que aconteceram no universo há bilhões de anos, a ciência se depara com uma nova porta. Na realidade esta porta sempre existiu, sempre esteve lá e sempre esteve aberta. Einstein já havia percebido e alertado os cientistas sobre ela. Só que daqui para frente será possível atravessar esta porta e descobrir sabe-se lá mais o quê: mais e mais novas possibilidades e novidades para a humanidade, antes só imaginadas em livros e filmes. Falam já na incrível possibilidade de viajar no tempo, coisa que me encanta e me espanta.  
Bem, e nós com isso? Perguntando mais educadamente, o que isso afeta nossas vidas atuais com nossos problemas diários? Aí é que está: estes nossos problemas são e serão sempre pequenos diante da grandiosidade do mistério da existência humana, mas para nós que temos que botar a mão na massa diariamente, são problemões. Assim, tão rapidamente após a notícia não é possível para nós em nossa leiguisse, compreender a dimensão e importância das ditas ondas gravitacionais. Mas uma escritora e professora de física esclareceu a dimensão dessa novidade que me satisfez plenamente: comparou esta “descoberta” com o impacto que teve em nossas vidas o advento da eletricidade ou do raio X. Imagine viver sem a eletricidade, sem o raio X e outros exames decorrentes que possibilitaram o tratamento de diversas doenças. Meus avós em sua juventude usavam lampiões, que podem parecer românticos, mas nada práticos para nós em nossa modernidade. Minha mãe disse que a melhor invenção para ela havia sido a do chuveiro elétrico e dizia com gosto: “ah, o banho de chuveiro elétrico é uma gostosura!”. Vamos mais além: como é que vivíamos ou sobrevivíamos sem a internet? 
A empolgação científica, deixo para os físicos e entendidos, eu caminho por outra estrada, a do encantamento, a da literatura, dos romances e contos que povoaram a mente de tantos escritores que se inspiraram em possibilidades científicas, em ficções futurísticas, que o diga Ray Bradbury com suas histórias em mundos alternativos. Fico doidinha de pensar em naves espaciais chegando a planetas misteriosos, em civilizações avançadas, em viajar no tempo, em todas essas alucinações e desejos malucos.    
Não estamos preparados ainda. Nunca ninguém esteve, tudo e todos a seu tempo. Talvez e muito provavelmente as viagens no tempo acontecerão. E depois? Não haverá mais mistérios? É claro que sim. Os mistérios fazem parte da nossa natureza, são essenciais. O homem, inconformado com a massacrante realidade e com a lógica das coisas, será sempre movido pela necessidade de buscar e desvendar mistérios. Já dizia Guimarães Rosa: “Toda lógica contém inevitável dose de mistificação. Toda mistificação contém boa dose de inevitável verdade. Precisamos também do obscuro”.
Agora, descoberta que faça o homem ser feliz, isso é outra conversa.

            

2 comentários:

  1. MISA, SEU TEXTO ME FEZ PENSAR E SENTIR TANTA COISA PASSADA, PRESENTE E FUTURA!!! DO PASSADO, O FILME COM O ROD TAYLOR, A MÁQUINA DO TEMPO. JÁ PENSOU, SENDO ALGO BOMBÁSTICO NA CIÊNCIA DO SÉCULO 21, IMAGINO QUE POSSAMOS ATÉ VIAJAR SEM MORRER...: PARA O CÉU!!! VER COMO É LÁ, COMO ESTÃO OS NOSSOS E VOLTAR, INDO PARAR NA DOWNTON ABBEY, VER E SENTIR DE PERTO A VIDA NO COMEÇO DO SÉCULO 20, NA MORDOMIA BURGUESA, O BRASIL ANTES DO DESCOBRIMENTO, TANTA COISA!!! E VIAJAR NA SUA FORMA DE BRINCAR COM AS PALAVRAS FICA AINDA MAIS GOSTOSO! VOU FAZER UM PROPÓSITO, PRA ALIMENTAR MINHA ALMA AO FINAL DO DIA: NÃO DESLIGAR O PC SEM ME DELICIAR NO BENDITO BLOG DA MISA!!!

    ResponderExcluir