sábado, 12 de março de 2016

"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós"





Texto de Tania Belato Coutinho

A mim é muito cara a percepção de Maria, Mãe de Deus: Theotokos. E isto mostra não só a sua relevância na história da salvação como também a grande ternura de Jesus para conosco, quando do alto da cruz, em seus momentos de maior dor, se preocupou em partilhar o amor de Sua mãe com toda a humanidade, quando diz a J
oão, o discípulo amado, "Eis aí a tua mãe, eis aí o teu filho" - Jo 19, 26-27. 
E é maravilhoso observar nestes primeiros tempos do cristianismo a presença serena e forte de Maria ao lado daqueles que o Senhor lhe confiou, em todos os momentos importantes pelos quais passou aquela comunidade nascente, a Igreja de Cristo.
É reconfortante observar que este cuidado de mãe tem acompanhado a igreja em toda a sua trajetória através dos séculos e a cada um de nós em particular ao longo de nossas vidas. É reconfortante pensar que ela participa dos acontecimentos hoje, como o fez nas Bodas de Caná, sempre atenta àquilo que está faltando e intercedendo junto a Jesus por nossas carências e necessidades. É reconfortante saber que, de tempos em tempos Ela vem pessoalmente com mensagens e orientações do céu transmitidas através de pessoas simples e piedosas a todos os filhos que Jesus lhe confiou, direcionando-os sempre a viver como Ele ensinou e a fazer tudo o que Ele disser - Cf. Jo 2,3-5. 
E é de uma beleza observar como os filhos acorrem sedentos à presença da mãe, como se sentem protegidos e abrigados nas dobras de seu manto, como se sentem esperançosos por saber que Ela, a rainha do céu e da terra, passa a frente em todos os momentos difíceis que atravessam, como Igreja e como pessoas. Basta observar com que devoção e alegria acorrem de todas as partes do mundo aos grandes santuários.! Ora para participar de uma missa na gruta de Lourdes e tomar de sua água milagrosa, ora em Fátima, enfrentando grandes filas para acender a sua vela no lugar da aparição da Virgem, ou em Guadalupe, Aparecida e em tantos outros santuários, onde, como filhos sedentos, vamos buscar a proteção, a força, a coragem sob o manto protetor da mãe!
Mas, sobretudo, o mais maravilhoso a respeito de Nossa Senhora, mãe de Deus e da Igreja, é observar com que prontidão, obediência, coragem e amor ela se submeteu à vontade de Deus, com que docilidade ela se deixou conduzir pelo Espírito Santo, quando disse: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a vossa palavra"! Lc 1, 37. E é isso que devemos aprender dela todas as vezes que nos dirigimos em romaria aos seus magníficos santuários, todas as vezes que nos escondemos sob as dobras de seu manto, todas as vezes que rezamos o terço aos seus pés. Mais do que conforto e abrigo, pedir a Ela que nos ensine a ser dóceis e obedientes ao Plano de Deus e à ação do Espírito Santo, como ela foi.
Encerramos com a invocação gravada na Medalha Milagrosa, que data da aparição de Nossa Senhora a Santa Catarina de Labouré, em 1830, na França: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário