quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

UM DIA DE PURA EMOÇÃO NO G9



             
 


 Ana Cândida Costa da Musa Editora e eu estivemos ontem no Colégio G9, a convite da Diretora Fernandes. Ana Cândida levou os belos livros artísticos da Musa Editora para serem expostos durante todo o dia e eu fiz três palestras para as crianças sobre meu livro “Dois anjos e uma menina”. Minha experiência com plateias não passou dos eventos teatrais no Curso de Letras e de meu memorável discurso de oradora que escrevi e discursei com veemência na formatura. E também minha experiência com microfones não passou de quando cantava no Santuário de Nossa Senhora da Agonia com minha irmã. Mas com a cara de pau que Deus não me deu enfrentei o touro pelo chifre e levei a sério a afirmação de um sobrinho de que eu tenho alma de artista, portanto microfone e plateia seriam fichinhas! Lá fui eu com dois papeizinhos para não me esquecer do que queria dizer para as adoráveis crianças que assistiram às palestras, mas tudo fluiu. Emocionei-me.
Sim, foi pura emoção. Falei para as crianças bem pequenas, para as maiores e para outras maiores ainda. Eu me encantei com as respostas da meninada. É claro que perguntei o que era preciso para “escrever” e ouvi: lápis, apontador, papel, borracha, paciência, tempo, mão, e por aí foi. Mas quando paramos de rir, ouvi: criatividade, imaginação, “vida”, fantasia, inspiração, “paixão pelo faz”. Uma graça! Insisti na imaginação, inspiração e trabalho construído. Os pequenininhos me surpreenderam. Eu perguntei o que as crianças têm que os adultos não têm. Vamos lá: os adultos têm altura, idade, peso, conhecimento, dinheiro, e as crianças têm “pureza de coração”, um amor! Uma garota me perguntou como tive a ideia de escrever “Dois anjos e uma menina”. Eu respondi: não sei ao certo, mas desconfio que existe uma menina dentro de mim que nunca foi embora e de vez em quando ela bate na porta do meu coração e vem me ensinar algumas coisas de crianças que eu já tinha me esquecido.
Uma garotinha delicadíssima perguntou se podia passar a mão em meus cabelos!  Penso que deve ser pelo branco neve que resolvi assumir! E como não podia deixar de ser, uma menina e um menino perguntaram minha idade. Eu que jurava que a menina iria me dar bem menos idade, ela me deu dois anos a mais! E o menino disse que eu “não era velha” porque sua avó tinha dois anos a mais do que eu. Ufa! Que alívio! Brincadeira, gente! Não me incomodo com a idade não. A menina que existe em mim não deixa isso acontecer!
Autografei livros, pedaços de papel que as crianças me trouxeram e até botei meu autógrafo em seus bracinhos, passeamos pelo colégio todo, almoçamos no restaurante com mais outras duas amigas, tomamos café e fomos tratadas como “amigas do rei”. Assistimos a uma verdadeira demonstração de civilidade. Só gentilezas. Meu muito obrigada à Fernandes, diretores, coordenadoras Estela e Nilceia, e a todos os professores, funcionários e crianças queridas! Se eu puder dizer tudo que recebi ontem em uma única expressão será: um banho de gentilezas! Valeu gente querida do G9!        

Nenhum comentário:

Postar um comentário