sexta-feira, 14 de julho de 2017

O ENVIADO




Como sempre a capital era um caldeirão dos diabos fervendo com escândalos morais e financeiros. Revelações bombásticas de corrupção traziam mais e mais jornalistas que se hospedavam nos hotéis próximos ao complexo político. O ramo hoteleiro de nada se queixava, pois quanto mais confusão, mais hóspedes e mais dinheiro.
            Não foi à toa que o gerente do apart hotel estranhou aquele homem esquisito entrando no estabelecimento que ficava próximo ao Palácio da Alvorada. O sujeito era alto feito um poste, magro feito um cabo de vassoura, tinha os cabelos e barba compridos e usava um camisolão sem mangas por cima de uma calça surrada. Trazia um alforje igualmente surrado, e mais estranho ainda, não desgrudava de seu cajado. Mas pagou em dinheiro uma hospedagem de uma semana. Não falava nem o estritamente necessário, ou seja, mudo feito um cavalo. Se lhe diziam bom dia ele só meneava a cabeça, se perguntavam seu nome, ele balbuciava qualquer coisa, no entanto, ao dar entrada no apart hotel fez tudo direitinho, apresentou identidade e assinou: Jeremias Almengor da Silva. O “da Silva” certamente acrescentava certa leveza ao peso do estranho nome. O cara era limpinho, descia de banho tomado, cheirando a sabonete.
            Diante da visão inusitada de todo o conjunto, ninguém estranhou que ele trouxesse um sino tatuado no braço magro.  Ora, o sino parecia ser o de menos. Mas não era, aí é que está. Seu Gilberto, o gerente e esotérico nas horas vagas, procurou no Google a simbologia do sino. Podia ser coisa boa tanto quanto podia ser coisa do mal, dependendo de cada cultura. Acabou se acostumando com o homem, afinal o que é que tem ser um pouco ou muito estranho? Todo mundo tem direito às suas esquisitices. Jeremias entrava e saía do hotel, sem nenhuma confusão aparente. Acontece que seu Gilberto tinha um olho lá e outro cá e percebeu que Jeremias deixara cair da carteira um santinho com a profecia de Dom Bosco. Aí tem coisa, concluiu o homem. Mas continuou sem saber se era coisa boa ou má.    
            E foi aí que em seu terceiro dia de hospedagem, Jeremias saiu e foi direto para o Palácio da Alvorada. É lógico que foi barrado bem longe da entrada, mas levantou o cajado, mais se parecendo com o profeta João Batista no deserto exortando a todos que se arrependessem. Quando perguntado o que queria, insistia que precisava falar com o Presidente. A princípio ninguém deu bola, era só espantar o sujeito e pronto, mais um maluco entre tantos que já tinham aparecido no pedaço. Só que o homem não arredava pé, era coisa particular e urgente. Jeremias já começava a ser manchete de televisão, pois água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Aborrecido, o presidente não teve saída senão dar uma colher de chá para Jeremias, às vezes até um presidente tem que se ocupar de questiúnculas. Convinha agradar o povo que já simpatizava com o cara com nome e pinta de profeta. Pobre presidente!
O que conversaram a portas fechadas permaneceu em segredo de Estado, mas o Ministro para Assuntos Ocultos conseguiu ouvir a frase “separar o joio do trigo”. Cabeças vão rolar, ele deduziu, e logo a notícia viralizou tanto no palácio como na mídia, como tudo viraliza hoje em dia. Jeremias era o grande astro do momento, “o cara”. Voltava sereno para sua suíte no apart hotel, sem dar a mínima para os jornalistas que se digladiavam para entrevistar o sujeito.
- E aí seu Jeremias, o que o senhor falou para o presidente? O que o presidente respondeu para o senhor? O senhor é religioso? Como o senhor se sente? 
            E Jeremias fazia ouvidos moucos, subindo direto para seu quarto. No palácio corria à boca pequena que o presidente havia mandado comprar duas caixas de alprazolam de 2 mg. A coisa estava feia. E piorou quando a imprensa descobriu que o presidente deixou o palácio na calada da noite indo para o apart hotel onde Jeremias estava hospedado e lá ficou em seu quarto pelo resto da noite. O que seria aquilo? Agora era a montanha que ia até Maomé? O que faziam? O que conversavam? Teria o presidente algum rabo preso com Jeremias? Mistério total. No dia seguinte o presidente voltou para o palácio com olheiras profundas e desferiu ordens que foram seguidas à risca. Tudo no sigilo.
            Às 3 horas da tarde, pontualmente, toda a capital foi sacudida por sinos que repicavam em todas as igrejas, colégios, mosteiros cristãos e budistas, convocando todos para a boa ou má nova. O presidente foi às falas na televisão e apresentou Jeremias com seu cajado e seu sino tatuado no braço magro. Finalmente o homem falou. Era um profeta encarregado de concretizar a profecia de Dom Bosco sobre a cidade. Jeremias limpou a garganta:
- “é verdade que quando viessem escavar as minas ocultas, no meio destes montes, surgiria aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Seria uma riqueza inconcebível ...” riqueza essa que foi usurpada pelos corruptos. Urge separar o joio do trigo. Como é bem provável que nesta cidade perdida de corrupção não reste um único trigo em pé, nem deitado, apenas joio da pior qualidade, verterá sangue nesta terra todas as tardes e noites, sangue que cairá do céu e brotará do chão, até que cada joio seja arrancado e lançado ao inferno. E que já vá tarde!
            Evidente que todo mundo caiu na risadaria e o presidente caiu nas pesquisas e na desgraça geral, mas naquele mesmo dia, ao findar a tarde, naquele momento em que o crepúsculo deita seu manto sobre a cidade, começou a descer sangue do céu, uma chuva vermelha que só amainou quando o sol da manhã começou a surgir, exibindo um mar vermelho de sangue, inclusive o lago. O fim do leite e mel eram favas contadas. Jeremias Almengor da Silva não foi mais visto em canto nenhum. Sua missão estava cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário