domingo, 27 de agosto de 2017

O FILHO PRÓDIGO




            Não é de hoje que a história do “filho pródigo” me intriga. Há anos quando minha mãe ainda era viva, veio um tio querido nos visitar e não me esqueço da conversa sobre o tema em questão que tivemos à mesa. Eu então disse para ele:
- Esta história nunca me convenceu. Não pode estar certo que um filho fique ao lado dos pais batalhando a vida inteira, dando duro, cuidando, e outro simplesmente passeia pelo mundo, torrando a grana. E aí quando já nada mais tem, o cara volta, e o pai faz a maior festa, mata bezerro e tudo. Não. Não está certo. Meu tio também concordou e rimos muito de nossa transgressão aos ditames religiosos e às histórias bíblicas. Fazíamos mais por brincadeira, levianamente, diga-se de passagem.
E não é que anos depois esta história me aparece como uma das mais lindas histórias que já li, ouvi e comprovei. Aquele ou aquilo que perdemos sempre será muito mais precioso quando reencontrado do que quando o tínhamos à mão, diante de nossos olhos e nosso coração. Lembro-me de um anel que perdi. Eu julgava que o havia perdido em casa e o procurei em vão por todos os cantos. Era uma joia presenteada pela tia mais bondosa e de vez em quando, depois de tantos anos, ainda sonho com este anel. Não tive a sorte e a alegria “da mulher que, encontrando a dracma perdida, a recoloca nos seus cofres, em meio à alegria da vizinhança”. (Lc 15,8) Como pergunta Santo Agostinho: “por que a alma sente mais alegria ao encontrar ou reaver os objetos que estima, do que se os tivesse possuído sempre?” Por que só valorizamos quando os perdemos?
Mas não vamos falar de coisas, mas de pessoas. De filhos perdidos para as drogas, de filhos rebeldes que sempre nos contestam, de filhos que literalmente exigem parte da herança e se vão. A história mostra. Outro dia uma amiga me contou sobre conhecidos em que uma filha foi para longe e passou muitos anos sem voltar. Estando a mãe doente, quis ver a filha a todo o custo. E ela quando soube, veio. A família toda fez a maior festa que aquela casa já tinha ouvido falar. Vivemos as histórias bíblicas a cada dia e não nos damos conta.
Vale lembrar que o filho pródigo não voltou para extorquir mais ainda o pai que o amava. Não. Voltou reconhecido e humilde para pedir perdão e na condição de empregado. A volta do filho pródigo é uma linda história de amor e perdão. É um simbólico profundo de nossa própria história enquanto cá estamos nesta vida. Recebemos uma rica herança, dons e talentos que não só não multiplicamos, às vezes até os enterramos. E durante toda nossa caminhada nos damos todos ao mundo, seduzidos e escravos das piores paixões, consumidos pelas preocupações ou confortáveis nos prazeres, contudo sempre distantes e esquecidos de Deus. Não esperemos para voltar à casa do pai no último instante, ainda que Ele esteja lá nos esperando com seu perdão para todo o sempre.     
. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário